Clínica de Recuperação de Dependentes Químicos e Alcoolismo, Masculina em São Bernardo do Campo
(11) 912156778 (11) 4354-9198
Estr. Simão Portela, 634 - Rio Grande, São Bernardo do Campo - SP

Alcoólatra é dependente químico?


Alcoólatra é dependente químico?

Uma pessoa pode ser considerada alcoólatra quando o consumo se caracteriza compulsivo, de onde a pessoa se torna tolerante aos efeitos da bebida alcoólica e não consegue ficar sem beber por muito tempo sendo que seu organismo passa a sentir falta e necessita de quantidades cada vez maiores.

Consumir constantemente e excessivamente bebidas alcoólicas seja no âmbito familiar, social e profissional pode ser sinal de alcoolismo. Existe uma diferença em consumir álcool socialmente e quando esse consumo já se torna um problema.

Mais enfim, uma pessoa alcoólatra pode ser considerada um dependente químico? Nesse artigo vamos responder a essa pergunta, e também tirar diversas dúvidas sobre este mal que é o alcoolismo.

O que é álcool?

Álcool é um grupo orgânico que reúne todas as substâncias que apresentam em suas estruturas o grupo de hidroxila ligado a carbono saturado.

As bebidas alcoólicas são bebidas que contêm etanol (álcool) em sua composição, são produzidas pela fermentação de açucares que contém frutas, grãos ou caules como o da cana de açúcar. O álcool é considerado uma droga lícita, embora seja uma droga psicoativa do tipo depressora.

Sobre o tratamento para alcoólatra

O diagnóstico do alcoolismo considera a intensidade da dependência, sendo classificada em 3 níveis: Leve, Moderada e Grave. Dessa Forma, a clínica sonho de vida possui 3 tipos de tratamento para alcoolismo conforme o perfil de cada paciente:

  • Consumo Leve – tratamento indicado para pacientes que apesar do abuso de bebidas alcoólicas, não possuem problemas graves de saúde física e psíquica. Dessa forma o indivíduo ainda encontra motivação para um tratamento, e percebe que cuidar de sua saúde neste estágio pode evitar que o alcoolismo se agrave.

 

O paciente é avaliado acerca da necessidade de um tratamento em regime de internação ou não. Em alguns casos é necessário o tratamento de 15 dias para desintoxicação em conjunto com um pós tratamento em ambulatório.

 

A frequência das seções de ambulatório e duração do tratamento dependerá da evolução do paciente, varia entre 3 a 6 meses.

 

  • Consumo Moderado – Quando o consumo de álcool é mais intenso e apresenta grande interferência no âmbito social e profissional. Porém a pessoa ainda tem consciência de que precisa mudar seus comportamentos e necessita de uma internação para que isso se cumpra.

Nesse caso, por afetar a vida social, é de extrema importância esse distanciamento para assim o paciente estabilizar sua saúde física e mental, sendo assim ele consegue neutralizar influências em seu modo de pensar e agir, focando em sua recuperação.

Esse tratamento é disponibilizado em três etapas: A primeira em regime de internação no mínimo 60 dias. Segunda etapa projeto de ressocialização, onde o paciente tem saídas terapêuticas onde é avaliado por nossos profissionais, essa etapa dura 30 dias. E a terceira e última etapa é o tratamento ambulatorial que dura entre mais 90 dias.

  • Consumo Grave - Esse nível de consumo excessivo faz com que a pessoa prejudica altamente sua saúde física e psíquica. Geralmente há recusa em qualquer tipo de ajuda, mesmo sendo nítido que está prejudicando as suas relações familiares e negligenciando sua vida profissional.

 

É classificado como nível grave, quando um alcoólatra coloca em risco a sua vida e a de terceiros, sendo que seu discernimento de suas ações se reduz ou até mesmo se perde.

 

Onde o estágio de negação impede com que aceite a internação, sendo a única opção de seus familiares a internação involuntária.

 

É considerado um tratamento em estágio agudo, sendo assim o tempo mínimo é de 180 dias (seis meses). Sendo que a partir do terceiro mês com a avaliação da equipe multidisciplinar, em caso de evoluções positivas em seu tratamento, pode ocorrer ressocializações de formas isoladas, desde que o paciente já esteja conscientizado acerca do seu tratamento.

Dependência química x alcoolismo

O álcool assim como os outros tipos de drogas é uma substância que altera o sistema nervoso central e assim gera a dependência.

Assim como a dependência de drogas, a dependência de álcool também precisa ser tratada em uma clínica de recuperação.

Nós da clínica de recuperação sonho de vida estamos preparados para oferecer um tratamento de qualidade para alcoólatras, saiba mais entrando em contato conosco.

Blog

Como ajudar um dependente químico em seu tratamento?

Como ajudar um dependente químico em seu tratamento?

Quando nos deparamos com a situação de um familiar ou amigo que acaba sendo atraído pela dependência química, muitas vezes não sabemos como lida

Como funciona o tratamento para usuário de Crack?

Como funciona o tratamento para usuário de Crack?

A busca por ajuda profissional devido o diagnóstico familiar de usuários de drogas vem aumentando, principalmente quando o assunto é como funciona

Alcoólatra é dependente químico?

Alcoólatra é dependente químico?

Uma pessoa pode ser considerada alcoólatra quando o consumo se caracteriza compulsivo, de onde a pessoa se torna tolerante aos efeitos da bebida alco

Etapas para internação forçada para dependente químico

Etapas para internação forçada para dependente químico

Quando o assunto é internação forçada, muitos se assustam e imaginam diversas coisas. O problema com drogas atinge muitas pessoas, com diversas fa