Clínica de Recuperação de Dependentes Químicos e Alcoolismo, Masculina em São Bernardo do Campo
(11) 912156778 (11) 4354-9198
Estr. Simão Portela, 634 - Rio Grande, São Bernardo do Campo - SP

Como ajudar um dependente químico em seu tratamento?


Como ajudar um dependente químico em seu tratamento?

Quando nos deparamos com a situação de um familiar ou amigo que acaba sendo atraído pela dependência química, muitas vezes não sabemos como lidar.

Dessa forma, a clínica terapêutica sonho de vida, separou algumas dicas de como ajudar um dependente químico em seu tratamento.

Lidar com um dependente químico em tratamento não é algo simples, de fato é essencial que familiares e amigos próximos procurem uma terapia ou ajuda em grupos de apoio para lidar melhor com essa batalha.

Os dependentes químicos boa parte das vezes são julgados e possuem pouco apoio, também são lançando palavras associadas a desvio de caráter, falta de fé ou fraqueza. Contudo, é preciso saber que cada ser humano é um ser único, e possui sua individualidade, por isso buscamos analisar individualmente cada paciente.

Quando um paciente inicia um tratamento é fundamental que nesta fase, o familiar saiba lidar de maneira correta.

Dicas para ajudar um dependente químico no tratamento.

Como já foi dito, o apoio do familiar e amigos fazem parte do processo de reabilitação de quem amamos, afinal de contas é comum que os mesmos não os iniciem por si mesmos, ou após iniciado o tratamento tendam a abandona-lo. Por isso a ajuda dos familiares e amigos é fundamental.

Esteja sempre por perto: Um tratamento de dependência química não é nada fácil. Por isso mostre com palavras e atitudes ao seu familiar que você o ama muito e que estará com ele em todos os momentos de sua recuperação.

Seja bastante compreensivo: Procure ajuda profissional para tentar entender o lado de seu ente. Você precisara exercitar a sua compreensão. Pois, um dependente químico vive um momento bem conflitante, o uso de entorpecentes se torna algo tão grande que não há como se recuperar sozinho. Diga que compreende que ele sofre, que sente sua insegurança, e que por isso não o julga.

Seja paciente: A recuperação é algo lento e demorado, dentro desse período pode oscilar muito de bom para ruim. Compreenda que a dependência das substâncias é algo maior que ele, que a força de vontade precisa ser reforçada diariamente.

Demonstre interesse pelo que ele sente:  Ouça-o bastante, contudo, não force a pessoa falar, mas demonstre que está sempre por perto para ouvir o que ele sente.

A melhor forma de saber como lidar com um dependente químico é ter empatia, e se colocar no lugar dele, mantenha-se sempre como um amigo em prontidão para ajudar e aconselhar. E sim, o amor é essencial.

Enfim, muitas vezes no ápice do tratamento, o dependente químico surta e não consegue prosseguir. Às vezes o mundo pode desabar sobre as costas e aquela sensação de desanimo e entrega também pode te contaminar, por isso se mantenha firme para que não seja levado a certas situações.

Na clinica de recuperação sonho de vida temos todo o suporte para o tratamento de seu ente e também terapias familiares. Acreditamos que a participação do familiar no tratamento do dependente químico é essencial.

Dessa forma é possível que o paciente vença todas as barreiras da resistência criando um vínculo de confiança com tudo que for associado ao processo de sua recuperação.

Conte conosco nessa etapa fundamental, agende uma visita e conheça nosso trabalho.

Blog

Como ajudar um dependente químico em seu tratamento?

Como ajudar um dependente químico em seu tratamento?

Quando nos deparamos com a situação de um familiar ou amigo que acaba sendo atraído pela dependência química, muitas vezes não sabemos como lida

Como funciona o tratamento para usuário de Crack?

Como funciona o tratamento para usuário de Crack?

A busca por ajuda profissional devido o diagnóstico familiar de usuários de drogas vem aumentando, principalmente quando o assunto é como funciona

Alcoólatra é dependente químico?

Alcoólatra é dependente químico?

Uma pessoa pode ser considerada alcoólatra quando o consumo se caracteriza compulsivo, de onde a pessoa se torna tolerante aos efeitos da bebida alco

Etapas para internação forçada para dependente químico

Etapas para internação forçada para dependente químico

Quando o assunto é internação forçada, muitos se assustam e imaginam diversas coisas. O problema com drogas atinge muitas pessoas, com diversas fa